sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como treinar o seu dragão, de Cressida Cowell



Acabei, a poucos segundos, de ler Como treinar o seu Dragão, de Cressida Cowell. Eu sei que o fato do livro já ter virado filme mostra meu grau MÁXIMO de atraso com essa leitura, mas tudo bem, somos o que somos.
O livro conta a história de Soluço, um menininho viking, filho do chefe da tribo dos Hooligans Cabeludos, Estoíco - o imenso. Soluço estava destinado a ser o futuro herói e chefe da tribo, porém, ele NÃO se parecia com um herói, ele ATÉ tinha um cabelo de herói, mas o cabelo fica encoberto pelo capacete viking com dois chifres que ele SEMPRE usava. Então, sobrava apenas o fato de Soluço ser um menino fraquinho, que não sabia gritar e que não tinha a menor idéia de como virar um herói. Muito menos de como treinar um dragão, que era o que ele, junto com os outros sete calouros da tribo dos Hooligans Cabeludos teriam que fazer para passar no teste e entrar para a tribo, pois se FALHASSEM iriam para o exílio. E é essa a história de Soluço Spantosicus Strondus III, o nosso Soluço, que de fato se tornou um EXTRAORDINÁRIO herói viking, chefe guerreiro e naturalista amador, e que ficou conhecido como “o encantador de dragões”. Mas tudo isso foi DEPOIS, muito depois, por que a história que vocês irão ler (caso estejam TÃO atrasados como eu) é a história do menino Soluço, que teve que se tornar um herói da maneira mais DIFÍCIL.
Enfim, o livro é ÓTIMO, realmente vale a pensa ler, uma leitura leve, agradável e muito, muito inteligente e delicada. Cressida Cowell construiu uma história cheia de humor e ironia, que parece bobinha e infantil, quando na verdade ela toca em situações delicadas da vida, como a solidão de Soluço, a pressão de ter que corresponder com as expectativas do pai e de toda a tribo dos Hooligans Cabeludos e mais a dos Cabeça-Ocas, a necessidade de parecer corajoso e forte, quando você simplesmente sente medo. Coisas que se você tem mais de 18 anos já passou com certeza e ainda vai passar mais um pouco.
Realmente adorei o nome dos personagens e a forma como ela simplifica uma era bem distante, construindo em poucas palavras um mundo próprio para a existência de seus personagens. E essa é outra questão que me chamou muita atenção, a linguagem do livro é bastante direta, o que só reforça que para você fazer algo simples precisa saber muito bem fazer o complexo. Cowell tem o domínio absoluto das palavras e de como contar uma boa história, sua linguagem é leve e MUITÍSSIMO divertida. Vale muito a pena ler o livro, eu estou COMPLETAMENTE viciada e provavelmente vou acompanhar toda a saga de Soluço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário